terça-feira, 31 de julho de 2012

Árvores


Desde criança ouvimos dizer que as árvores são essenciais ao planeta, porém pensei será que as pessoas sabem os motivos pelos quais as árvores são realmente essenciais ao planeta?
A questão é que o ar é uma mistura de gases os mais conhecidos são oxigênio e gás carbônico. Se a vida no nosso mundo precisa de água, também precisa de ar, e o ar está presente na atmosfera ou misturado na água.  Dia e noite, animais e plantas usam o gás oxigênio para respirar. Com a respiração soltam o gás carbônico para o ar, havendo luz, as plantas utilizam o gás carbônico do ar, com o Gás carbônico, a água e os nutrientes, minerais que absorvem do solo pelas raízes, as plantas fazem a fotossíntese e com a fotossíntese as plantas produzem alimentos, além de soltar o gás oxigênio para o ar, tão importante para a respiração.
Enfim as árvores desempenham um importante papel na diminuição da poluição atmosférica e na retirada dos gases tóxicos da atmosfera, além de contribuir ainda para regularização da umidade atmosférica e temperatura e o melhor é que a sombra das árvores também nos protegem do sol, concordo quando dizem que uma das melhores coisas da vida é o conjunto "sombra e água fresca". hehehe. E para completar deixo um acrônimo logo abaixo, porque a reflexão não é somente para saber como as árvores contribuem no ambiente mas que esta reflexão incite o desejo de plantar e cultivar árvores em seus quintais ou nos canteiros de forma que não prejudiquem a passagem de qualquer pessoa, mesmo os cadeirantes.

apidinho a Terra vai ficando triste.

sse planeta está poluído.

az tempo que as pessoas não cuidam.

á no céu o ar está carregado de poluentes.

planeta precisa de ar limpo.

eplantar é preciso.

u , você, nós.

olução existe.

emos que plantar mais arvores.

 natureza agradece.

ais árvores mais vida.

sperança de um mundo melhor.

enhuma árvore deve ser cortada.

odos somos responsáveis.

 futuro ainda não sabemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog Verde de Francisco Sá.